Breve resumo do livro "pedagogia da autonomia", onde iremos citar alguns sub-títulos e principais ideias da obra.
"NÃO HÁ DOCÊNCIA SEM DISCÊNCIA", o autor fala da relação teoria/prática, valorização e aplicação do conhecimento. Coloca a importância da reflexão na formação docente e a prática educativo crítica ou progressista. Ensinar não é apenas passar o conteúdo ao formando, mas é dar possibilidades de construção, questionamento do conhecimento, fazendo com que o aluno não seja um simples sujeito passivo. A pessoa que ensina está aprendendo ao ensinar e vice e versa. Todo e qualquer ensino se transforma em aprendizado, pois não há aprendiz incapaz de compreender ou recriar o que lhe foi transmitido. Assim, desenvolve-se no educando a capacidade de criação e uma análise de si próprio.
"ENSINAR EXIGE RIGORIOSIDADE METÓDICA E PESQUISA", todo ensino exige uma ordem e essas ordens exigem educadores e educando inquietos, curiosos e investigadores para aprenderem criticamente. Cada conhecimento novo supera o conhecimento anterior. Podemos ensinar e aprender com um conhecimento já existente e também produzir um novo conhecimento. Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando.
"ENSINAR EXIGE RESPEITO AOS SABERES DO EDUCANDO", neste item o autor ressalta a valorização do conhecimento oriundo da realidade do educando, a necessidade de se discutir assuntos diretamente ligados a ele para que, na busca de respostas, o tema gerado seja mais facilmente assimilado. Porém ainda a escola é vista como mera transmissora de conteúdos que os alunos têm o dever de aprender, acreditando que estes ensinamentos lhes bastarão na prática, no dia-a-dia. Aproveitar a experiência que tem os alunos de viverem em áreas descuidadas pelo poder público para discutir, por exemplo, a poluição dos riachos, os lixões e os riscos que oferecem à saúde.
"ENSINAR EXIGE CRITICIDADE, ESTÉTICA E ÉTICA", Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a eles algo que fizemos. A necessária promoção da ingenuidade à criticidade não pode ou não deve ser feita a distância de uma rigorosa formação ética ao lado sempre da estética. Mulheres e homens, seres histórico-sociais, nos tornamos capazes de comparar, de escolher, de decidir, de romper, por tudo isso nos tornamos seres éticos. Só somos porque estamos sendo. Educar é substantivamente formar.
"ENSINAR EXIGE RISCO, ACEITAÇÃO DO NOVO E REJEIÇÃO A QUALQUER FORMA DE DISCRIMINAÇÃO", Pensar certo implica a existência de sujeitos que pensam mediados por objeto ou objetos sobre o que incide o próprio pensar dos sujeitos.A grande tarefa do sujeito que pensa certo não é transferir, depositar, oferecer, doar ao outro, tomando como paciente de seu pensar, a inteligibilidade das coisas, dos fatos, dos conceitos. A tarefa do educador que pensa certo é desafiar o educando com quem se comunica e a quem comunica, produzir sua compreensão do que vem sendo comunicado. O pensar certo por isso é diálogo e não polêmico.
"ensinar não é transferir conhecimento", oautor fala da construção do conhecimento como uma troca, diferente da idéia que se tem de que o professor é o detentor deste conhecimento e o aluno mero receptor deste. Não há conhecimento que não possa ser compartilhado e isto está diretamente ligado à relação aluno/professor, onde ambos estão se educando na troca de experiências. O aluno não deve buscar a resposta no professor, é dever deste fazer com que o aluno busque meios para chegar às respostas.
"Ensinar exige bom senso", Quando se trata de normas, cabíveis a todos, todos devem cumpri-las, o que vale para um, vale para o grupo. Ainda que pareça autoritário, este é um dever do professor. E é o seu bom senso que o ajudará a ver a diferença entre ser autoritário ou permissivo demais."Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores", O autor mostra neste item o desrespeito dos órgãos públicos para com os professores e que consequentemente pode tornar o educador um profissional sem objetivos e descomprometido.
"Ensinar exige alegria e esperança", Observar a realidade e não se acomodar diante dela e de todos os contratempos que apresente, é lutar por mudanças e esperar pelas melhorias.(PAULO FREIRE 1996)
"NÃO HÁ DOCÊNCIA SEM DISCÊNCIA", o autor fala da relação teoria/prática, valorização e aplicação do conhecimento. Coloca a importância da reflexão na formação docente e a prática educativo crítica ou progressista. Ensinar não é apenas passar o conteúdo ao formando, mas é dar possibilidades de construção, questionamento do conhecimento, fazendo com que o aluno não seja um simples sujeito passivo. A pessoa que ensina está aprendendo ao ensinar e vice e versa. Todo e qualquer ensino se transforma em aprendizado, pois não há aprendiz incapaz de compreender ou recriar o que lhe foi transmitido. Assim, desenvolve-se no educando a capacidade de criação e uma análise de si próprio.
"ENSINAR EXIGE RIGORIOSIDADE METÓDICA E PESQUISA", todo ensino exige uma ordem e essas ordens exigem educadores e educando inquietos, curiosos e investigadores para aprenderem criticamente. Cada conhecimento novo supera o conhecimento anterior. Podemos ensinar e aprender com um conhecimento já existente e também produzir um novo conhecimento. Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando.
"ENSINAR EXIGE RESPEITO AOS SABERES DO EDUCANDO", neste item o autor ressalta a valorização do conhecimento oriundo da realidade do educando, a necessidade de se discutir assuntos diretamente ligados a ele para que, na busca de respostas, o tema gerado seja mais facilmente assimilado. Porém ainda a escola é vista como mera transmissora de conteúdos que os alunos têm o dever de aprender, acreditando que estes ensinamentos lhes bastarão na prática, no dia-a-dia. Aproveitar a experiência que tem os alunos de viverem em áreas descuidadas pelo poder público para discutir, por exemplo, a poluição dos riachos, os lixões e os riscos que oferecem à saúde.
"ENSINAR EXIGE CRITICIDADE, ESTÉTICA E ÉTICA", Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a eles algo que fizemos. A necessária promoção da ingenuidade à criticidade não pode ou não deve ser feita a distância de uma rigorosa formação ética ao lado sempre da estética. Mulheres e homens, seres histórico-sociais, nos tornamos capazes de comparar, de escolher, de decidir, de romper, por tudo isso nos tornamos seres éticos. Só somos porque estamos sendo. Educar é substantivamente formar.
"ENSINAR EXIGE RISCO, ACEITAÇÃO DO NOVO E REJEIÇÃO A QUALQUER FORMA DE DISCRIMINAÇÃO", Pensar certo implica a existência de sujeitos que pensam mediados por objeto ou objetos sobre o que incide o próprio pensar dos sujeitos.A grande tarefa do sujeito que pensa certo não é transferir, depositar, oferecer, doar ao outro, tomando como paciente de seu pensar, a inteligibilidade das coisas, dos fatos, dos conceitos. A tarefa do educador que pensa certo é desafiar o educando com quem se comunica e a quem comunica, produzir sua compreensão do que vem sendo comunicado. O pensar certo por isso é diálogo e não polêmico.
"ensinar não é transferir conhecimento", oautor fala da construção do conhecimento como uma troca, diferente da idéia que se tem de que o professor é o detentor deste conhecimento e o aluno mero receptor deste. Não há conhecimento que não possa ser compartilhado e isto está diretamente ligado à relação aluno/professor, onde ambos estão se educando na troca de experiências. O aluno não deve buscar a resposta no professor, é dever deste fazer com que o aluno busque meios para chegar às respostas.
"Ensinar exige bom senso", Quando se trata de normas, cabíveis a todos, todos devem cumpri-las, o que vale para um, vale para o grupo. Ainda que pareça autoritário, este é um dever do professor. E é o seu bom senso que o ajudará a ver a diferença entre ser autoritário ou permissivo demais."Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores", O autor mostra neste item o desrespeito dos órgãos públicos para com os professores e que consequentemente pode tornar o educador um profissional sem objetivos e descomprometido.
"Ensinar exige alegria e esperança", Observar a realidade e não se acomodar diante dela e de todos os contratempos que apresente, é lutar por mudanças e esperar pelas melhorias.(PAULO FREIRE 1996)
Através da citação abaixo, justificamos nosso posicionamento diante da afirmativa.
“Quando entro em sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, á curiosidade, ás perguntas dos alunos, as suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho - saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construçã.”o ( freire, 2004, p..47 ) Jstifica teu posicionamento diante da afirmativa: na medição pedagógica o-a professor-a coloca-se como facilitador-a, incentivador-a, motivador-a da aprendizagem.
Para Paulo Freire o professor está sempre em processo de aprimoramento. O professor ensina ao aprender e aprende ao ensinar, mediando através da realidade da turma devendo ter consciência da sua posição procurando ter sensibilidade em conhecer a realidade de cada aluno transformando alunos em pessoas pensantes, autênticos, críticos. A identidade de cada um transforma-se na infância e nosso desejo é trazer motivação com conhecimento para trocas de experiências na realidade de cada indivíduo.
Para Paulo Freire o professor está sempre em processo de aprimoramento. O professor ensina ao aprender e aprende ao ensinar, mediando através da realidade da turma devendo ter consciência da sua posição procurando ter sensibilidade em conhecer a realidade de cada aluno transformando alunos em pessoas pensantes, autênticos, críticos. A identidade de cada um transforma-se na infância e nosso desejo é trazer motivação com conhecimento para trocas de experiências na realidade de cada indivíduo.
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