terça-feira, 1 de dezembro de 2009

CRIANÇA, SEMPRE CRIANÇA!!!


ARTIGO PUBLICADO POR ZERO HORA,26 DE OUTUBRO DE 2009.
Estamos no mês da criançada, tudo e todos giram em torno delas. Em um momento de reflexão se compararmos as crianças de hoje com as de 20 anos atrás notaremos uma enorme diferença. Mas será que as crianças que mudaram ou o mundo é que mudou? As crianças de antes, hoje um adulto, faz comentários do tipo: "nesta idade eu ainda brincava de boneca". Toda criança gosta de assistir televisão, as de antes tambem assistiam e muita televisão, mas vale comentar que era outro tipo de programação infantil, programação realmente para sua idade. Hoje, a preocupação dos pais é de inserir seus filhos dentro desse mundo totalmente globalizado. A maioria das crianças tem seu tempo todo preenchido com atividades, lingua estrangeira, musica, etc... Mas uma coisa é certa, criança é criança e sempre vai gostar de brincar na areia, tomar banho de chuva, cantar e exploar novidades.


LIVRO INFANTIL: "MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA" - De Ana Maria Machado!
Reproduzimos o livro da autora em forma de quadrinhos! Divirtam-se com essa querida historinha...O livro “Menina Bonita do Laço de Fita” é da autora Ana Maria Machado que escreve principalmente para as crianças. É uma história linda, que alem de apresentar a riqueza da diversidade étnico-racial, mostra a importância do respeito a si próprio e com os outros. Tendo como protagonista principal uma menina negra que alem de ser retratada como uma princesa da áfrica, sua imagem é transmitida de forma positiva, contribuindo para elevar a auto-estima dos/as alunos/as afro descendente que irão se identificar com a heroína. Todo e qualquer livro trabalho com o imaginário, tanto de forma positiva quanto negativa. Por isso é importante saber escolher o material literário que vai ser trabalhado com as crianças. Cidadania não combina com desigualdade, assim como democracia não combina com preconceito e discriminação!

1 comentários:

Centopéia Cultural disse...

Achei muito interessante este artigo publicado pela zero hora.. nos faz reletir e relembrar momentos maravilhosos de nossa infância e de como devemos cultivar isso em nossos alunos!!
Vocês estão de parabéns!! ^^
Desejo a vocês uma otima jornada na criação do blog!

KELLY JEZIORSKI

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário