terça-feira, 1 de dezembro de 2009

TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO

EM UMA DISCIPLINA ESTUDAMOS A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DESDE A PRÉ-HISTÓRIA ATÉ A IDADE CONTEMPORANEA. A EDUCAÇÃO DA ANTIGUIDADE NÃO HAVIA GRAFIA E A APRENDIZAGEM ERA NATURAL, ATRAVES DE IMITAÇÕES E O CONHECIMENTO ERA TRANSMITIDO DE FORMA ORAL PELOS MAIS VELHOS. MARCADA POR COMUNIDADES PRIMITIVAS A ESCRITA SURGIU PELO ESTADO BUROCRÁTICO E QUEM TINHA ACESSO ERA APENAS OS HOMENS, AS MULHERES NÃO PODIAM TER ACESSO A EDUCAÇÃO FORMAL NA IDADE ANTIGA. NA IDADE MÉDIA, SECULO V AO XV DEU-SE O SURGIMENTO DAS FACULDADES E DOS TEÓRICOS E AS ESCOLAS ERAM LIGADAS A RELIGIÃO. A IGREJA QUE DETERMINAVA TUDO NA ESCOLA. O PRINCIPIO DA EDUCAÇÃO GREGA VALORIZAVA A RAZÃO, A ORDEM, A LIBERDADE, ORGANIZAÇÃO POLITICA E TINHA UMA EDUCAÇÃO A CARGO DO ESTADO. SÓCRATES FOI UM GRANDE PENSADOR GREGO, SEU METODO ERA O DIÁLOGO E A ESCUTA. CITAREMOS ALGUNS PENSADORES DOS SÉCULOS XVII E XVIII E SUAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS. SÃO OS GRANDES TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO, COMO:



CITAREMOS ALGUNS PENSADORES DOS SÉCULOS XVII E XVIII E SUAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS. SÃO OS GRANDES TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO, COMO:


ROUSSEAU (1712-1778): Centralizava os interesses pedagógicos no aluno e ressaltava que a criança não deveria ser vista como um adulto em miniatura. Rosseau dizia que o homem deveria ser educado para sí mesmo! Sua pedagogia naturalista, corresponde a busca da verdadeira natureza com a voação humana. A educação busca a espontaneidade original, livre da escravidão, afim de que o homem seja dono de si mesmo e agindo por interesses naturais.


VOLTAIRE (1694-1778): "todo o homem é culpado do bem que não fez".
Voltaire era um filósofo iluminista frances que defendia as liberdade civis. Defendia a liberdade de ser e pensar diferente. Suas armas são os estudos históricos, os contos, os romances, as poesias e peças teatrais.
"devemos julgar o homem mais pelas suas perguntas que pelas suas resposta".



FÉNELON (1651-1715): "desejar o impossivel é doença da alma"
Fenelon recomendava uma educação alegre, fundamentada no prazer. A formação intelectual da mulher não era prioritária, só as tendências exepcionais eram encorajadas a continuar os estudos. Sendo reservada a educação religiosa e moral, enriquecendo a vida doméstica.



JOHN LOCKE (1632-1704): "SABER É PODER".
Locke tinha uma pedagogia de carater elitista e valorizava o liberalismo. Para ele o essencial é a virtude em que o educando adquira capacidade de governar, gerir conhecimento e habilidades.





RENÉ DESCARTES (1596-1650): "Penso, logo existo".
Descartes analisou o processo pela qual a razão atinge a verdade, usando o recurso da duvida metódica. Duvidava de tudo, dos argumentos de autoridades, do senso comum e até de seu próprio corpo. Tem o racionalismo como aspecto pedagogico e diz que o homem só conhece quando põe em ação sua razão, julgando o conhecimento que teve anteriormente.



COMÊNIO (1592-1670): "ensinar tudo a todos".
Para Comenio, a escola ideal é aquela que mistura as mais diferentes crianças, as inteligentes com as que tem maiores dificuldades, os mais duros com os mais docéis e que todos sejam guiados com os mesmo ensinamentose as mesmas regras.
"só fazendo, aprendemos a fazer".

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