terça-feira, 8 de dezembro de 2009

DIDÁTICA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

Através da disciplina de didática e mediação pedagógica com a professora Antonieta Mariante, foi abordado concepções de ensino, de aprendizagem e suas interfaces com os processos de planejamento do ensino. Em suas aulas refletimos criticamente sobre o trabalho docente, que se dá no ambiente escolar e não escolar, de forma coletiva, democrática e participativa para organizar e operalizar as finalidades educativas. Exercitamos uma construção referente aos planos de ensino para diferentes ambientes educativos formais e não formais, considerando as identidades dos sujeitos aprendentes e da multiculturalidade que representam. Em 15 de Outubro de 2009 com o auxilio dos textos trabalhados, das discussões em aula elaboramos uma situação de aprendizagem através de gravuras disponibilizadas pela professora Antonieta. Tendo em vista uma abordagem educacional construtivista sociointeracionista.
O QUE É UM PLANO DE AULA?
O plano de aula é caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realizará em classe durante as aulas de um período específico.


Planejamento: FERNANDA

OBJETIVO GERAL:

Conhecer um tabuleiro de xadrez e suas peças;

Desenvolver hábitos de organização.

OBJETIVO(S) CONCEITUAL(AIS)

Desenvolver o raciocínio lógico;

Estimular a paciência e a concentração;

Identificar as peças do jogo;

Estimular a sociabilidade;

Organizar a ordem do jogo.

OBJETIVO(S) PROCEDIMENTAL(AIS)

Executar uma jogada por vez;

Manejar as peças do jogo;

Confeccionar o tabuleiro.

OBJETIVO(S) ATITUDINAL(AIS)

Respeitar a jogada do outro participante;

Aceitar as regras do jogo;

Prestar a atenção na movimentação da jogada;

CONTEÚDO(S)

Habilidade motora;

Raciocínio lógico;

Paciência.

PROCEDIMENTO(S) E RECURSO(S)

Irão desenhar no chão um tabuleiro;

Giz para a confecção do tabuleiro;

Jogo em dupla.

AVALIAÇÃO

Avaliar a organização das duplas;

Avaliar a concentração e a atenção dos jogadores.




Didatica e Mediação - valdir


Objetivo geral:
Conhecer as ferramentas do computador, para trabalhar a interdisciplinaridade das disciplinas.

Objetivo(s) Conceitual(ais)
Desenvolver a motricidade ao trabalhar com as ferramentas do computar, usando o raciocínio para relacionar as matérias de cada disciplina.

Objetivo(s) Procedimental(ais)
Através destas realizar a interdisciplinaridade dos conteúdos propostos, trazer estas atividades para sala de aula.

Objetivos(s) Atitudinal(ais)
Fazer atividade em grupo sobre o que foi pesquisado e trazer estas pesquisas para sala de aula.

Conteúdo(s)
O uso do computador e a interdisciplinaridade.

Procedimento(s) e recursos
No computador iremos conhecer as ferramentas para poder interdisciplinar os conteúdos propostos.

Avaliação
Avaliar o comportamento , a habilidade da dupla analisando cada componente segundo o que conseguiram aprender desta temática.



Didática e Mediação Trabalho - Aline Elaborar uma situação de aprendizagem educacional Construtivista Sócio interacionita, utilizando uma figura.

1.Objetivo Geral - Compreender
e valorizar a atividade manual no
cotidiano de sua vida.

2. Objetivo(s) Conceitual
Conhecimento de uma nova técnica
manual passada de mãe para filha
ao longo dos anos.

3. Objetivo(s) Procedimental(ais)
Estimular a criatividade deixando fluir a capacidade que todos temos.

4. Objetivos Atitudinal(ais)
O professor deve mostrar o significado da atividade respeitando sua o tempo de aprendizagem, fazendo com que a atenção seja estimulada para aquele objetivo manual.

5. Conteúdo(s)
Trabalho manual atividade motora.

6.Procedimentos(s) e Recursos
Em grupo na sala de aula, cada um com suas agulhas, linha de tricô e revista para ajudar a criatividade.

7. Avaliação
Avaliar a organização do grupo na concentração na ajuda ao próximo na criatividade e em seu
interesse.



LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO


Através da disciplina de Didática e Mediação Pedagógica a professora Antonieta disponibilizou um texto referente a ludicidade como instrumento pedagógico.
O lúdico tem sua origem na palavra "ludus" que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de ser considerado apenas o sentido de jogo. O lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo funcional e satisfatório. Na atividade lúdica não importa somente o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado. Uma aula com características lúdicas não precisa ter jogos ou brinquedos. O que traz ludicidade para a sala de aula é muito mais uma "atitude" lúdica do educador e dos educandos, assumir essa postura implica sensibilidade, envolvimento, uma mudança interna e não externa. Na atividade lúdica, o que importa não é apenas o produto da atividade, o que dela resulta, a própria ação, o momento vivido. Atividades de expressão lúdico-criativas atraem a atenção das crianças e podem se constituir em um mecanismo de potencialização da aprendizagem. Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento motor e psicomotor das crianças em suas atividades, principalmente em escolas de pequeno porte. A entrada das tecnologias digitais na escola, principalmente aquelas ligadas à ludicidade, abre perspectivas inovadoras para educadores e alunos.






Observação Pedagógica

Prof. Angela
Formação- Magistério e Pedagogia e cursos Profissionalizantes
Visitei um turma: nível 3 jardim A
21 alunos sendo que um deles é altista foi para Brasilia, dois foram transferidos e ficaram no total de 18 alunos, sendo 9 meninos, e 9 meninas todos brancos de 4 á 5 anos.

Atividade do dia- Ela estava trabalhando em aula o livro da Tarcila.
Na sala também tinha uma professora auxiliar para ajudar nas atividades
Quando chegavam- As mães levavam os filhos a a porta,
Observei- o carinho da professora ao receber as crianças,
Movéis- armários, mesas e cadeiras quadradas da altura ideal para as crianças,
pia para lavar as mãos.
Trabalhos- fotos deles no varal com um tip tope quando bebê.
Na sala havia várias plantinhas que cada um plantou.



Atividade de observação

Na escola americano - Aline

Prof. Janaina


Formação Docente- Pedagogia séries iniciais, educação infantil

N° de alunos- 7 meninos 3 meninas, todos brancos, idade de 3 a 4 anos

Com quais autores a prof. se identifica- Paulo freire, Jussara hofmam, Ana Cristina Rangel

Móveis- 3 mesas baixas redondas com cadeiras de acordo com o tamanho dos alunos, armários e pia para lavar as mãos., sentam em grupos.


Todos tem babás que levam eles até a porta da sala.
Muitos trabalhos distribuídos na sala de aula em todos os cantos
Fotos do sorriso de cada um, fotos da família de cada um, fotos deles crianças com um tipo top do lado. O cantinho da muchila
As crianças tem autonomia total dentro da sala de aula.
São várias atividades naquele dia, umas delas estava sendo a apresentação de desenhos de cada um através de um retroprojetor. Cada um deles apresentava seu trabalho na frente da turma falando o que significava. Também trabalharam com um balde de terra, aprendendo a plantar sementes de frutas.
A professora é super afetiva com eles, perguntando como foi o dia anterior em casa, e dava beijos e abraços neles. Ela é bem alegre e mostra estar felíz em sua profissão.
Ela pegava um por um no colo para mostrar um ninho de passarinho que havia na janela da sala.
Adorei essa experiência, achei de grande valor para minha formação, pois acredito que a atenção o amor da forma que ela trabalhava com as crianças é o que faz a diferença.



ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE - FERNANDA

Observei no colégio americano uma turma com 9 alunos de idade entre 3 e 4 anos. A professora é muito carinhosa e atenciosa com todos. As crianças ao chegarem na aula já vão tirando o lanche e colocando dentro de uma bacia, assim fazem com as muchilas e as toalinhas, colocando nos ganchinhos com seus nomes. Eles ficam brincando enquanto esperam o resto da turma, assim que chega todos os alunos, a prof pede que guardem os brinquedos nos lugares, pois eles vão ser levados para a biblioteca. Chegando lá, todos sentam no chão em cima de almofadas e em rodinha, o livro que foi lido falava sobre a paz e depois a prof pediu que cada um desenhasse o significado de paz. Cada aluno pôde escolher um livro que gostaria de levar para casa. Voltaram para a sala e prof fez a brincadeira da "chamadinha" onde cada criança seria um dos bichinhos já escolhidos por eles desde o inicio do ano. Nessa brincadeira a professora tira os bichinhos que estão grudados na arca e coloca todos dentro de um saco onde ela vai puxando um por um e pedindo que eles adivinhem qual seria o bicho. Despois disso eles cantam a música refente ao bicho tirado e colocam de volta na arca.






0 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário