sábado, 12 de dezembro de 2009

PSICOLOGIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Através da disciplina de psicologia da infância e adolescência com a Professora Sandra Ribeiro, abordamos estudos sobre o desenvolvimento infantil e adolescente; relações entre aprendizagem e desenvolvimento humano. O objetivo da disciplina foi de discutir as principais correntes de pensamento da psicologia do desenvolvimento humano. Analisamos criticamente a construção dos conceitos de infância e adolescência e compreendemos seu desenvolvimento emocional e cognitivo.
Foram disponiblizados outros textos referente a disciplina de psicologia, tais como:
POLÍTICA DA EDUCAÇÃO - a pessoa como centro de Carl R. Rogers e o outro texto dele é O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA FACILITAÇÃO DA APRENDENDIZAGEM -liberdade de aprender em nossa década.
APRENDIZAGEM ESCOLAR DO PONTO DE VISTA DO ALUNO: OS ENFOQUES DE APRENDIZAGEM e o segundo texto é o AMBIENTE FAMILIAR E EDUCAÇÃO ESCOLAR: A INTERSEÇÃO DE DOIS CENÁRIOS EDUCACIONAIS; outro texto trabalhado é o AFETOS, EMOÇÕES, ATRIBUIÇÕES E EXPECTATIVAS: O SENTIDO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR de Coll, Marchessi;





BULLYING,o que é?

Bullying é como se caracterizam todas as formas de atitudes agressivas intencionais e recorrentes praticadas, sem uma motivação evidente, por crianças e adolescentes. Esse tipo de comportamento causa nas pessoas que são seu alvo humilhação, dor e angústia.

Quem ele afeta?

O Bullying afeta estudantes, pais e professores no mundo inteiro.

Como não existe uma tradução na língua portuguesa capaz de expressar as várias situações de Bullying, relacionamos algumas ações que traduzem esse termo:

Agredir; amedrontar; assediar; aterrorizar; bater; chutar; discriminar; divulgar apelidos; dominar; empurrar; encarnar; excluir do grupo; fazer sofrer; ferir; gozar; humilhar; ignorar; isolar; intimidar; ofender; perseguir; sacanear; roubar; quebrar pertences; zoar, entre outros.


FIQUE ATENTO AOS SINAIS:

- Demonstra falta de vontade de ir à escola;
- Sente-se mal perto da hora de sair de casa;
- Pede para trocar de escola;
- Pede sempre para ser levado à escola;
- Muda freqüentemente o trajeto entre a casa e a escola;
- Apresenta baixo rendimento escolar;
- Volta da escola, repetidamente, com roupas e materiais
rasgados;
- Chega muitas vezes em casa com machucados sem explicação
convincente;
- Parece angustiado, ansioso e deprimido;
- Tem pesadelos constantes com pedidos de “socorro” ou
“me deixa”;
- “Perde”, repetidas vezes, seus pertences e dinheiro.

E SE O SEU FILHO FOR UM
AUTOR DE BULLYING ?
COMO LIDAR?


Em primeiro lugar, é preciso conversar. Saiba que ele está precisando de ajuda! Não tente ignorar a situação, mas mantenha a calma. Controlar sua própria agressividade é imprescindível.
Mostre que você sabe o que está acontecendo, e procure entendê- lo, demonstre que o ama, porém demonstre também que você não aprova esse comportamento. Que isso é errado e que
não deve ser repetido.Estabeleça limites firmes. Encoraje-o a pedir desculpas a quem possa ter agredido, pessoalmente ou por carta. Destaque coisas positivas para melhorar a sua auto-estima. Procure criar situações em que ele possa se sair bem, elogiando-o sempre que isso ocorrer.



FREUD



Através do texto "Freud e a educação" de Maria Cristina Machado Kupfer disponibilizado pela professora Sandra, onde estudamos O DESEJO DO SABER: Uma teoria freudiana da aprendizagem. A posição frente ao conhecimente onde Freud gostava de pensar nos determinantes psíquicos que levam alguém a ser um desejante de saber.Nessa categoria incluem-se os cientistas, que devotam a vida à perguntar por quê, e as crianças que, apartir de um determinado momento, bombardeiam os pais com os por quês.


O PODER E DESEJO: A transferência na relação professor-aluno. "Quando alguem deposita algo em alguem está em jogo aquilo que Freud chamou de investimento sbre o outro. Graças a esse investimento torna-se possível a identificação." Podemos de dizer que na relação professor e aluno a transferência se produz quando um desejo do saber do aluno se aferra a um elemento particular, que é a pessoa do professor. Transferir é então atribuir um sentido especial aquela figura determinado pelo desejo.


O PROFESSOR NO LUGAR DE TRANSFERÊNCIA O porfessor entenderá sua tarefa como uma contribuição à formação de um ideal que tem uma função reguladora, normatizante, e fundará aí sua autoridade. Sua missão será submeter seu aluno a essa figura de mestre.


O ENCONTRO DA PSICANÁLISE COM A EDUCAÇÃO - UM DESAFIO Para Freud, o educador inspirado por idéias psicanalíticas renuncia a uma atividade excessivamente programada, instituida, controlada com rigor obscessivo. Aprende que pode organizar seu saber, mas não tem controle sobre os efeitos que produz sobre seus alunos. Fica sabendo que pode ter uma noção através de uma prova, por exemplo, daquilo que está sendo assimilado, naquele instante, pelo aluno.




Através da disciplina de Psicologia assistimos ao filme crianças invisíveis.
Estudamos também textos onde abordamos assuntos como: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA, ADOLESCENTE NO CONTEXTO ESCOLAR, ADOLESCÊNCIA E DROGAS.




PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA - Sandra Ribeiro

"Sócrates já dizia sobre o comportamento dos adolescentes: gostam de luxo, tem más maneiras, e desrespeitam os mais velhos".

A puberdade é um aspécto biológico iniciante de várias transformações como a instabilidade emocional, envolvendo toda a maturidade sexual. Como por exemplo a ovulação, o espermatozóide, a voz, os pelos, etc... Uma das grandes preocupações na adolescência é o excesso de peso onde os meninos interpretam como qualidade infantil e as meninas como motivo de serem pouco atraentes. A identidade infantil passa a dar lugar para a postura juvenil com outras exigências e necessidades gerando conflitos, inseguranças para se reorganizar. O apoio dos pais nessa hora é muito importante para ouvi-los, terem empatia, dialogar, dar limites, ter tempo para eles e sentir com eles suas dificuldades não banalizando suas mudanças. Compreensão por parte da familia é primordial para compreender o comportamento agressivo muitas vezes desse jovem. O adolescente passa pelo luto do corpo infantil, pelo luto da identidade e principalmente pelo luto dos pais.


ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR - JOÃO BATISTA MARTINS


Em um primeiro momento percebemos que os adolescentes que vivem em nossas escolas são agressivos, sádicos, indisciplinados, desorganizados atrapalhando o processo de aprendizagem. As teorias psicológicas, psicanalíticas nos mostram momentos evolutivos entre a relação adulta x adolescente também acontecendo uma reedição da adolescência na vida adulta. Um exemplo disso é quando observamos professores discutindo com seus alunos como se fossem iguais, "batendo boca". Fica bem claro que o jovem estabelece uma relação de tensão com o universo adulto existindo uma cultura própria do jovem. Um exemplo de como lidar com os adolescentes é a metáfora da vidraçaria e a outra é a da pescaria da traíra, onde o professor deve ter paciência e saber conquistar esses adolescentes, dando liberdade, saber escutar, negociar, mas tudo com os devidos limites. A escola deve deixar de ser vista como um espaço sagrado do conhecimento e sim deve ser vista como um espaço para socialização, espaço de trocas e trabalhar o exercício das diferenças de gêneros, idade, raça, classe e qualquer outro tipo de desigualdade.


ADOLESCÊNCIA E DROGAS - LIANE ZANELLA


Nas classes de menos poder aquisitivo, cada vez mais cedo as crianças são iniciadas nas drogas, passando de substâncias caseiras para outras mais potentes e de efeitos mais devastadores. Independente da condição social a busca da droga está relacionada na maioria das vezes pela pressão do grupo, pela revolta contra os pais e a família, a insatisfação com a própria vida e tendo um desejo de fuga, tornando-se alienados e refugiando-se no bem estar temporário e efêmero da droga. A sociedade tem um papel muito forte para a vida de um adolescente, pois o pressionará com cobrança de desempenho adultos. Sendo assim, dentro da família devemos trabalhar com o respeito e o sentimento de igualdade e confiança mútua ajudando a entender as difereças no modo de viver, ver, e perceber sobre o outro. A consequência na area psicológica do adolescente usuário de drogas é grande e impede o seu funcionamento emocional, na familia a quebra de relacionamento, no profissional o jovem não progride, no social acaba se isolando, pois apenas um certo meio os aceita.


SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO SEXUAL - SANDRA RIBEIRO

É ao mesmo tempo algo que nasce com o ser humano, é algo que se aprende, que se transforma, que ultrapassa os limites da anatomia e da fisiologia e atinge os aspéctos sócio-histórico-culturais de cada pessoa e passada de geração em geração. A sexualidade aplica em abordar um assunto que muitas pessoas não tiveram com quem aprender ou mesmo falar.



EDUCAÇÃO SEXUAL INFORMAL - Ocorre inicialmente na família e passada de geração em geração, dependedo da cultura de cada familia.


EDUCAÇÃO SEXUAL NÃO FORMAL - Ocorre em locais em que a criança participa como associações, instituições religiosas e entre outros locais onde se tem presente uma ideologia.


EDUCAÇÃO SEXUAL FORMAL - A sexualidade deverá ser abordada com rigor científico e de forma sistemática e intencional para que os objetivos sejam atingidos favorecendo o desenvolvimento da criança.




KOHLBERG - ANGELA MARIA BRASIL BIAGGIO
Para Kohlberg a maturidade moral é atingida quando o indivíduo é capaz de entender que a justiça não é a mesma coisa que a lei; que algumas leis existentes podem ser moralmente erradas e devem, portanto, ser modificadas.

Estágios de Desenvolvimento moral de Kohlberg:


PRÉ-CONVENCIONAL:
1° estágio - orientação para punição e obediência. Se a ação é punida está moralmente errada e se não for punida está moralmente correto.
2° estágio - hedonismo instrumental relativista. "Olho por olho, dente por dente"

CONVENCIONAL:
3° estágio - Moralidade do bom garoto, dá aprovação social e das relações interpssoais.Faça aos outros aquilo que gostaria que lhe fizessem.
4° estágio - orientação para a lei e a ordem, autoridade mantendo a moralidade. Respeitar a lei para que a sociedade não se torne um caos.

PÓS-CONVENCIONAL:
5° estágio - A orientação para um contrato social democrático. As leis não são mais consideradas válidas pelo mero fato de serem leis.
6° estágio - princípios universais de consciência. se as leis injustas não puderem ser modificadas pelos canais democráticos, o individuo ainda resiste a elas.

O QUE É RESILIÊNCIA??


Resiliência é a força, o pensamento, o estado-de-espírito, as ações e o comportamento que você tem para lidar com as grandes dificuldades e se adaptar a elas.
Resiliência se constrói em casa e fora dela. Na família e com os amigos. No trabalho e nas experiências diárias que vivemos.




Assistimos o filme DUAS VIDAS, onde relacionamamos com o texto "O MODELO BIOECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO" de Marta Giudice Narvaz & Silvia h. Koller disponibilizado pela professora Sandra.

Componentes do modelo bioecológico de BRONFENBRENNER:

PROCESSO: Processos proximais, "organização, interação, organismo e ambiente".

PESSOA: Interação com o ambiente "forma, força, conteúdo e direção dos processos proximais".

CONTEXTO: Contém quatro níveis ambientais;

MICROSSISTEMA-(é definido como um contexto no qual há um padrão de atividades, papéis sociais e relações interpassoais experienciados face a facepela pessoa em desenvolvimento);
MESOSSISTEMA-(consiste no conjunto de microssistemas);
EXOSSISTEMA-(envolve os ambientes que a pessoa não frequenta como participante ativo, mas que rambem desempenha uma influência indireta);
MACROSSISTEMA-(é composto pelo conjunto de ideologias,valores,crenças, religiões, forma de governo, cultura e subculturas presente no cotidiano das pessoas).
TEMPO: Desenvolvimento humano que ocorre ao longo do ciclo da vida. Contendo três níveis: 1°)microtempo; 2°)mesotempo; 3°)macrotempo



TEORIAS DA APRENDIZAGEM SOCIAL - A teoria da aprendizagem social deriva das teorias de estimulos e respostas, porém é menos radical.
Conceitos centrais:
ESTIMULOS: Qualquer evento que atua sobre um organismo;
RESPOSTA: Qualquer comportamento emitido por um organismo apartir d eum estímulo;
CONDICIONAMENTO: Mecanismo através do qual a aprendizagem acontece;
CONDICIONAMENTO CLÁSSICO OU RESPONDENTE: EX: Campanhia, estimulo neutro;
CONDICIONAMENTO OPERANTE OU POR REFORÇO: Se dá apartir da ação resposta do organismo. EX: o aluno que recebe uma recompensa;
REFORÇO: É qualquer evento ambiental que se segue a emissão de uma resposta;
REFORÇO POSITIVO: Quando se segue uma resposta aumenta a probabilidade de ocorrência;
REFORÇO NEGATIVO: Quando retirado aumenta a probabilidade de ocorrência de uma resposta;
PUNIÇÃO: Aplicação de um estimulo aversivo;
EXTINÇÃO: Processo de enfraquecimento de uma resposta retirada de reforços positivos;
REFORÇO PRIMÁRIO: É um estimulo naturalmente reforçador. EX: alimento, fome, uma necessidade;
REFORÇO SEGUNDÁRIO: É um estimulo que naturalmente não possui propriedades reforçadoras, mas associa-se com reforço primário para atuar como reforçador. EX: Fichas, balas, dinheiro, elogios.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

DIDÁTICA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

Através da disciplina de didática e mediação pedagógica com a professora Antonieta Mariante, foi abordado concepções de ensino, de aprendizagem e suas interfaces com os processos de planejamento do ensino. Em suas aulas refletimos criticamente sobre o trabalho docente, que se dá no ambiente escolar e não escolar, de forma coletiva, democrática e participativa para organizar e operalizar as finalidades educativas. Exercitamos uma construção referente aos planos de ensino para diferentes ambientes educativos formais e não formais, considerando as identidades dos sujeitos aprendentes e da multiculturalidade que representam. Em 15 de Outubro de 2009 com o auxilio dos textos trabalhados, das discussões em aula elaboramos uma situação de aprendizagem através de gravuras disponibilizadas pela professora Antonieta. Tendo em vista uma abordagem educacional construtivista sociointeracionista.
O QUE É UM PLANO DE AULA?
O plano de aula é caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realizará em classe durante as aulas de um período específico.


Planejamento: FERNANDA

OBJETIVO GERAL:

Conhecer um tabuleiro de xadrez e suas peças;

Desenvolver hábitos de organização.

OBJETIVO(S) CONCEITUAL(AIS)

Desenvolver o raciocínio lógico;

Estimular a paciência e a concentração;

Identificar as peças do jogo;

Estimular a sociabilidade;

Organizar a ordem do jogo.

OBJETIVO(S) PROCEDIMENTAL(AIS)

Executar uma jogada por vez;

Manejar as peças do jogo;

Confeccionar o tabuleiro.

OBJETIVO(S) ATITUDINAL(AIS)

Respeitar a jogada do outro participante;

Aceitar as regras do jogo;

Prestar a atenção na movimentação da jogada;

CONTEÚDO(S)

Habilidade motora;

Raciocínio lógico;

Paciência.

PROCEDIMENTO(S) E RECURSO(S)

Irão desenhar no chão um tabuleiro;

Giz para a confecção do tabuleiro;

Jogo em dupla.

AVALIAÇÃO

Avaliar a organização das duplas;

Avaliar a concentração e a atenção dos jogadores.




Didatica e Mediação - valdir


Objetivo geral:
Conhecer as ferramentas do computador, para trabalhar a interdisciplinaridade das disciplinas.

Objetivo(s) Conceitual(ais)
Desenvolver a motricidade ao trabalhar com as ferramentas do computar, usando o raciocínio para relacionar as matérias de cada disciplina.

Objetivo(s) Procedimental(ais)
Através destas realizar a interdisciplinaridade dos conteúdos propostos, trazer estas atividades para sala de aula.

Objetivos(s) Atitudinal(ais)
Fazer atividade em grupo sobre o que foi pesquisado e trazer estas pesquisas para sala de aula.

Conteúdo(s)
O uso do computador e a interdisciplinaridade.

Procedimento(s) e recursos
No computador iremos conhecer as ferramentas para poder interdisciplinar os conteúdos propostos.

Avaliação
Avaliar o comportamento , a habilidade da dupla analisando cada componente segundo o que conseguiram aprender desta temática.



Didática e Mediação Trabalho - Aline Elaborar uma situação de aprendizagem educacional Construtivista Sócio interacionita, utilizando uma figura.

1.Objetivo Geral - Compreender
e valorizar a atividade manual no
cotidiano de sua vida.

2. Objetivo(s) Conceitual
Conhecimento de uma nova técnica
manual passada de mãe para filha
ao longo dos anos.

3. Objetivo(s) Procedimental(ais)
Estimular a criatividade deixando fluir a capacidade que todos temos.

4. Objetivos Atitudinal(ais)
O professor deve mostrar o significado da atividade respeitando sua o tempo de aprendizagem, fazendo com que a atenção seja estimulada para aquele objetivo manual.

5. Conteúdo(s)
Trabalho manual atividade motora.

6.Procedimentos(s) e Recursos
Em grupo na sala de aula, cada um com suas agulhas, linha de tricô e revista para ajudar a criatividade.

7. Avaliação
Avaliar a organização do grupo na concentração na ajuda ao próximo na criatividade e em seu
interesse.



LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO


Através da disciplina de Didática e Mediação Pedagógica a professora Antonieta disponibilizou um texto referente a ludicidade como instrumento pedagógico.
O lúdico tem sua origem na palavra "ludus" que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de ser considerado apenas o sentido de jogo. O lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo funcional e satisfatório. Na atividade lúdica não importa somente o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado. Uma aula com características lúdicas não precisa ter jogos ou brinquedos. O que traz ludicidade para a sala de aula é muito mais uma "atitude" lúdica do educador e dos educandos, assumir essa postura implica sensibilidade, envolvimento, uma mudança interna e não externa. Na atividade lúdica, o que importa não é apenas o produto da atividade, o que dela resulta, a própria ação, o momento vivido. Atividades de expressão lúdico-criativas atraem a atenção das crianças e podem se constituir em um mecanismo de potencialização da aprendizagem. Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento motor e psicomotor das crianças em suas atividades, principalmente em escolas de pequeno porte. A entrada das tecnologias digitais na escola, principalmente aquelas ligadas à ludicidade, abre perspectivas inovadoras para educadores e alunos.






Observação Pedagógica

Prof. Angela
Formação- Magistério e Pedagogia e cursos Profissionalizantes
Visitei um turma: nível 3 jardim A
21 alunos sendo que um deles é altista foi para Brasilia, dois foram transferidos e ficaram no total de 18 alunos, sendo 9 meninos, e 9 meninas todos brancos de 4 á 5 anos.

Atividade do dia- Ela estava trabalhando em aula o livro da Tarcila.
Na sala também tinha uma professora auxiliar para ajudar nas atividades
Quando chegavam- As mães levavam os filhos a a porta,
Observei- o carinho da professora ao receber as crianças,
Movéis- armários, mesas e cadeiras quadradas da altura ideal para as crianças,
pia para lavar as mãos.
Trabalhos- fotos deles no varal com um tip tope quando bebê.
Na sala havia várias plantinhas que cada um plantou.



Atividade de observação

Na escola americano - Aline

Prof. Janaina


Formação Docente- Pedagogia séries iniciais, educação infantil

N° de alunos- 7 meninos 3 meninas, todos brancos, idade de 3 a 4 anos

Com quais autores a prof. se identifica- Paulo freire, Jussara hofmam, Ana Cristina Rangel

Móveis- 3 mesas baixas redondas com cadeiras de acordo com o tamanho dos alunos, armários e pia para lavar as mãos., sentam em grupos.


Todos tem babás que levam eles até a porta da sala.
Muitos trabalhos distribuídos na sala de aula em todos os cantos
Fotos do sorriso de cada um, fotos da família de cada um, fotos deles crianças com um tipo top do lado. O cantinho da muchila
As crianças tem autonomia total dentro da sala de aula.
São várias atividades naquele dia, umas delas estava sendo a apresentação de desenhos de cada um através de um retroprojetor. Cada um deles apresentava seu trabalho na frente da turma falando o que significava. Também trabalharam com um balde de terra, aprendendo a plantar sementes de frutas.
A professora é super afetiva com eles, perguntando como foi o dia anterior em casa, e dava beijos e abraços neles. Ela é bem alegre e mostra estar felíz em sua profissão.
Ela pegava um por um no colo para mostrar um ninho de passarinho que havia na janela da sala.
Adorei essa experiência, achei de grande valor para minha formação, pois acredito que a atenção o amor da forma que ela trabalhava com as crianças é o que faz a diferença.



ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE - FERNANDA

Observei no colégio americano uma turma com 9 alunos de idade entre 3 e 4 anos. A professora é muito carinhosa e atenciosa com todos. As crianças ao chegarem na aula já vão tirando o lanche e colocando dentro de uma bacia, assim fazem com as muchilas e as toalinhas, colocando nos ganchinhos com seus nomes. Eles ficam brincando enquanto esperam o resto da turma, assim que chega todos os alunos, a prof pede que guardem os brinquedos nos lugares, pois eles vão ser levados para a biblioteca. Chegando lá, todos sentam no chão em cima de almofadas e em rodinha, o livro que foi lido falava sobre a paz e depois a prof pediu que cada um desenhasse o significado de paz. Cada aluno pôde escolher um livro que gostaria de levar para casa. Voltaram para a sala e prof fez a brincadeira da "chamadinha" onde cada criança seria um dos bichinhos já escolhidos por eles desde o inicio do ano. Nessa brincadeira a professora tira os bichinhos que estão grudados na arca e coloca todos dentro de um saco onde ela vai puxando um por um e pedindo que eles adivinhem qual seria o bicho. Despois disso eles cantam a música refente ao bicho tirado e colocam de volta na arca.






segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

INFORMÁTICA EDUCATIVA

Didática e Mediação





Plano de Aula em um laboratório de informática

Objetivo Geral
Levar os alunos para conhecerem o zoológico, e a partir de suas observações irão desenvolver uma história em quadrinhos usando a ferramenta do power point.

Objetivo(s)
Conceitual (ais)

O mediador deve apresentar aos alunos uma visão pratica no cuidado dos animais aprendendo a utilizar as ferramentas da informática para realizar a atividade

Objetivo(s) Procedimental(ais)
Estimular a criatividade da descoberta do mundo animal, trazendo para uma história em quadrinhos usando estimulando técnicas de informática.

Objetivo(s) Atitudinal (ais)
O mediador deve mostrar um sistema operacional usando um software educativo.

Conteúdo (s)
Desenvolver atividades motora através do mouse, teclado etc.

Procedimento(s) e Recursos
Atividade fora da sala no primeiro momento em grupo e no segundo momento em dupla, usando o computador para realizar a historia em quadrinhos.

Avaliação
Avaliar a participação da dupla interagindo um com o outro e realizando a atividade proposta, desenvolvendo a criatividade.

"Melhorar o mundo é melhorar os seres humanos. A compaixão é a compreensão da igualdade de todos os seres, é o que nos dá força interior. Se só pensarmos em nós mesmos, nossa mente fica restrita. Podemos nos tornam mais felizes e, da mesma forma, comunidades, países, um mundo melhor. A medicina já constatou que quem é mais feliz tem menos problemas de saúde. Quando cultivamos a compaixão temos mais saúde."{ Dalai Lama

ARTE NA FRANÇA




Atravez da professora Eunice Nonato, estivemos no Museu de Arte do Rio Grande do Sul. A grande atração da mostra, sem dúvidas, é o quadro de Renoir: Cahen d’Anvers, ou então, conhecido como Rosa e Azul.

Arte na França 1860 – 1960: O Realismo, O projeto é do fotógrafo Rique Barbo, O Realismo traz mais de cem obras primas vindas da Coleção Berardo, de Lisboa; do Fonds National d´Art Contemporain, de Paris; do Musée de Années Trente, de Boulogne, França; Fondation Alberto et Annette Giacometti, França; do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, do Museu de Arte de São Paulo e Museu Lasar Segall, além de obras de colecionadores particulares nacionais e internacionais, trazendo obras de artistas franceses e estrangeiros que produziram na França ou que por lá passaram, como Dali, Vieira da Silva e Miró.

Tivemos esse este grande privilégio de apreciar bem de perto.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

PAULO FREIRE


Breve resumo do livro "pedagogia da autonomia", onde iremos citar alguns sub-títulos e principais ideias da obra.

"NÃO HÁ DOCÊNCIA SEM DISCÊNCIA", o autor fala da relação teoria/prática, valorização e aplicação do conhecimento. Coloca a importância da reflexão na formação docente e a prática educativo crítica ou progressista. Ensinar não é apenas passar o conteúdo ao formando, mas é dar possibilidades de construção, questionamento do conhecimento, fazendo com que o aluno não seja um simples sujeito passivo. A pessoa que ensina está aprendendo ao ensinar e vice e versa. Todo e qualquer ensino se transforma em aprendizado, pois não há aprendiz incapaz de compreender ou recriar o que lhe foi transmitido. Assim, desenvolve-se no educando a capacidade de criação e uma análise de si próprio.
"ENSINAR EXIGE RIGORIOSIDADE METÓDICA E PESQUISA", todo ensino exige uma ordem e essas ordens exigem educadores e educando inquietos, curiosos e investigadores para aprenderem criticamente. Cada conhecimento novo supera o conhecimento anterior. Podemos ensinar e aprender com um conhecimento já existente e também produzir um novo conhecimento. Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando.
"ENSINAR EXIGE RESPEITO AOS SABERES DO EDUCANDO", neste item o autor ressalta a valorização do conhecimento oriundo da realidade do educando, a necessidade de se discutir assuntos diretamente ligados a ele para que, na busca de respostas, o tema gerado seja mais facilmente assimilado. Porém ainda a escola é vista como mera transmissora de conteúdos que os alunos têm o dever de aprender, acreditando que estes ensinamentos lhes bastarão na prática, no dia-a-dia. Aproveitar a experiência que tem os alunos de viverem em áreas descuidadas pelo poder público para discutir, por exemplo, a poluição dos riachos, os lixões e os riscos que oferecem à saúde.
"ENSINAR EXIGE CRITICIDADE, ESTÉTICA E ÉTICA", Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a eles algo que fizemos. A necessária promoção da ingenuidade à criticidade não pode ou não deve ser feita a distância de uma rigorosa formação ética ao lado sempre da estética. Mulheres e homens, seres histórico-sociais, nos tornamos capazes de comparar, de escolher, de decidir, de romper, por tudo isso nos tornamos seres éticos. Só somos porque estamos sendo. Educar é substantivamente formar.
"ENSINAR EXIGE RISCO, ACEITAÇÃO DO NOVO E REJEIÇÃO A QUALQUER FORMA DE DISCRIMINAÇÃO", Pensar certo implica a existência de sujeitos que pensam mediados por objeto ou objetos sobre o que incide o próprio pensar dos sujeitos.A grande tarefa do sujeito que pensa certo não é transferir, depositar, oferecer, doar ao outro, tomando como paciente de seu pensar, a inteligibilidade das coisas, dos fatos, dos conceitos. A tarefa do educador que pensa certo é desafiar o educando com quem se comunica e a quem comunica, produzir sua compreensão do que vem sendo comunicado. O pensar certo por isso é diálogo e não polêmico.
"ensinar não é transferir conhecimento", oautor fala da construção do conhecimento como uma troca, diferente da idéia que se tem de que o professor é o detentor deste conhecimento e o aluno mero receptor deste. Não há conhecimento que não possa ser compartilhado e isto está diretamente ligado à relação aluno/professor, onde ambos estão se educando na troca de experiências. O aluno não deve buscar a resposta no professor, é dever deste fazer com que o aluno busque meios para chegar às respostas.
"Ensinar exige bom senso", Quando se trata de normas, cabíveis a todos, todos devem cumpri-las, o que vale para um, vale para o grupo. Ainda que pareça autoritário, este é um dever do professor. E é o seu bom senso que o ajudará a ver a diferença entre ser autoritário ou permissivo demais."Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores", O autor mostra neste item o desrespeito dos órgãos públicos para com os professores e que consequentemente pode tornar o educador um profissional sem objetivos e descomprometido.
"Ensinar exige alegria e esperança", Observar a realidade e não se acomodar diante dela e de todos os contratempos que apresente, é lutar por mudanças e esperar pelas melhorias.(PAULO FREIRE 1996)





Através da citação abaixo, justificamos nosso posicionamento diante da afirmativa.

“Quando entro em sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, á curiosidade, ás perguntas dos alunos, as suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho - saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construçã.”o ( freire, 2004, p..47 ) Jstifica teu posicionamento diante da afirmativa: na medição pedagógica o-a professor-a coloca-se como facilitador-a, incentivador-a, motivador-a da aprendizagem.

Para Paulo Freire o professor está sempre em processo de aprimoramento. O professor ensina ao aprender e aprende ao ensinar, mediando através da realidade da turma devendo ter consciência da sua posição procurando ter sensibilidade em conhecer a realidade de cada aluno transformando alunos em pessoas pensantes, autênticos, críticos. A identidade de cada um transforma-se na infância e nosso desejo é trazer motivação com conhecimento para trocas de experiências na realidade de cada indivíduo.

PEDAGOGIA SOCIAL

A disciplina Pedagogia Social trabalhada pela professora Simone Dorneles aborda a gestão de processos educativos sociais; articulação entre teoria e prática; estuda a elaboração de projetos envolvendo a comunidade tendo como foco a formação do-a educador-a para atuação em ambientes não escolares. Trabalhamos os seguintes conteúdos:
- Análise da conjuntura social brasileira;
- História da pedagogia social;
- Princípios epstêmicos, políticos e pedagógicos;
- Conceitos e categorias da educação social;
- Identidade e saberes dos educadores/as sociais

Exercíco de análise sociológica desde uma perspectiva de gênero da obra ilha das flores de Jorge Furtado.




O documentário revela uma enorme epidemia. A epidemia da fome, da miséria, inúmeras mulheres e crianças vivem nesse lugar tão poluído chamado Ilhada das Flores. Pois deveria se chamar “Ilha do Lixo”. O tempo todo, o documentário fala que todos os seres humanos possuem polegares e tele-cefano altamente desenvolvido, isso quer dizer que todos os humanos possuem uma habilidade que os animais jamais possuiriam. A sociedade é que faz essa divisão entre os seres humanos, pois essas mesmas pessoas que vivem na ilha das flores possuem todas essas habilidades e características humanas, a diferença é que são pobres. As relações de forças estão relacionadas entre a necessidade de comida e a necessidade do dinheiro, que é à força do capitalismo. A fome, a pobreza são problemas de conjuntura, pois condições o País teria para mudar a realidade dessas pessoas pobres que estão vivendo no meio do lixo. Essa é uma das realidades de dezenas de outras famílias vivendo muitas vezes em piores condições. Nesse documentário me chamou a atenção foi o exemplo de família, homem, mulher e um filho. Só que esse padrão de família não existe mais. Sendo que hoje, muitas famílias são compostas até por dois pais, ou duas mães e muitas não têm nem um e nem o outro. O que o documentário mostrou também foi a imagem da mulher como uma dona de casa, sempre servindo a família e por último ela. Sendo que a mulher leva uma dupla jornada, trabalha pra fora e também trabalha dentro de casa. Já o homem sempre com um trabalho superior e aparece como o centro das atenções. O documentário deixou bem claro que aquelas pessoas pobres, sendo a maioria mulheres e crianças são pessoas sem dinheiro e sem donos. Outra questão que me chocou é a desumanização que essas pessoas são tratadas, nem os bichos são tão mal tratados quanto elas. O alimento dados aos porcos é selecionado e o resto que não serve para eles comerem é jogado no chão e distribuído para essas pessoas que se submetem a aceitarem esses restos de comida. Até os porcos tem um dono que se preocupa e dão o que comer já essas crianças e mulheres são totalmente sem donos. São de ninguém.!